terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Dedicado a minha prima Alessandra!


Olá blog!!!
Hoje meu dia foi tranquilo. Me alimentei bem, não me senti tão cansada quanto o dia de ontem.
Mas hoje, vim aqui também para informar algo sobre a vitamina D. Minha querida prima Alessandra, fez um exame e foi identificado a falta da vitamina D. Então, resolvi postar informações a respeito. Prima este post é dedicado a você!!! Ao lado tudo o que comi hoje. 2,5 litros de água!

O que é:

A vitamina D é produzida pelo organismo quando a pele fica exposta à luz solar. Esta vitamina está presente nos alimentos gorduroso como iogurte e peixes. 

Para que serve a vitamina D

A principal função da vitamina D é aumentar a absorção de cálcio que ocorre no intestino, para favorecer a formação normal dos ossos.
Quando há falta dessa vitamina no sangue, as concentrações de cálcio e de fosfato também diminuem, o que provoca alguma doença óssea, como a osteoporose, osteomalacia ou raquitismo nas crianças, e durante a gestação pode causar osteomalácia na mulher e raquitismo no bebê. O raquitismo e osteomalácia podem ser curados através da administração de suplementação de vitamina D pela via oral. A deficiência de vitamina D pode ser causada pela exposição inadequada à luz solar ou pela falta de vitamina D na dieta.

Onde encontrar a vitamina D

As principais fontes alimentares de vitamina D são:
  • os óleos de fígado de peixes;
  • alimentos derivados do leite, como manteiga e queijos gordurosos;
  • ovos;
  • margarinas enriquecidas. 
Embora existam alimentos ricos em vitamina D a exposição solar é indispensável para a produção adequada de vitamina D.

Efeitos tóxicos da vitamina D

A toma de suplementação sem indicação pode levar à intoxicação provocando sintomas como falta de apetite, náusea, vômito, sede excessiva, cãibras, fraqueza, dores abdominais ehipertensão arterial
                                          

Um comentário: